O Rio de Janeiro continua lindo — Amanda Condasi

Título: O Rio de Janeiro continua lindo
Autora: Amanda Condasi
Editora: Duplo Sentido Editorial
Páginas: 50
Ano: 2021

Seguindo em nossa viagem pelo Brasil, com o ônibus da Duplo Sentido Editorial, chegamos ao Rio de Janeiro e, claro, o título deste conto não poderia ser outro. Contudo, a história começa, literalmente, do outro lado do mundo, mais exatamente em Seul.

“Mesmo amando minha família, não consigo mais sentir felicidade vivendo em Seul”

Dara é uma jovem brasileira que acabou crescendo em Seul, mas mesmo tendo se adaptado à vida nesse novo país, podemos sentir, pelas próprias palavras dela, que seu lugar sempre fora o Brasil e, mais especificamente, o Rio de Janeiro.

“Rio, quero te reencontrar e não vejo a hora disso acontecer”

No início do conto, portanto, somos apresentados a este contexto e acompanhamos a despedida de Dara e sua longa viagem de volta para a sua terra natal. E claro que é aí que tudo começa.

Em terras brasileiras, Dara irá (re)descobrir muito mais que a sua própria cultura, mas também um pouco mais de si mesma e de seus desejos.

“— Você não tem que provar nada pra ninguém e sua carteirinha bissexual não será confiscada por não ter ficado com meninas ainda”

Por meio de uma história leve, divertida e que emana o típico calor (humano e solar) carioca, temos a oportunidade de conhecer um poucos mais das belezas do Rio, com destaque para o pôr do sol no Arpoador.

“Sinto uma paz inexplicável estando aqui e agora”

A autora, por meio desta história, nos conduz para um Rio de Janeiro longe de estereótipos, principalmente aqueles relacionados à violência. Um Rio de Janeiro que, felizmente, pude conhecer quando visitei a cidade, graças aos conhecimentos que provavelmente só quem mora lá consegue ter.

“Se for pra ser, vai ser perfeito e, se não for também, vou ter outras oportunidades”

Um trecho que me chamou a atenção foi a descrição de Dara sobre os trens cariocas, porque notei imensa similaridade com os trens paulistanos, o que me fez refletir que, no final das contas, para que tamanha rixa entre essas duas cidades que, no fundo, no fundo, têm tanto em comum e tanto a complementar uma à outra? O Brasil é grande, tem espaço para todo mundo e todos os gostos!

“E o que é ser alguém na vida? Para mim é ser feliz independente das escolhas de futuro, pois temos que estar felizes naquilo que o coração mais deseja”

Não deixe de conferir também os posts anteriores da série Meu Brasil é assim:

2 comentários em “O Rio de Janeiro continua lindo — Amanda Condasi

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s