Arioso da cantata 156 – Bach

Arioso da cantata 156 Bach

Hoje trago a vocês um post musical muito especial (e que, espero, será melhor que essa rima pobre que acabei de fazer sem querer). Talvez possa parecer muita pretensão falar sobre música clássica por aqui, mas esta não é qualquer música clássica, e sim uma que vocês provavelmente conhecem e eu já vou explicar tudo isso.

Apresentada pela primeira vez em 1729, a Cantata BWV 156 influenciou, anos mais tarde, alguns compositores brasileiros. Uma cantata é uma sinfonia cantada, composta por várias partes, sendo uma delas o Arioso, que é a parte inicial instrumental. Ouçam essa peça e vejam se a reconhecem de algum lugar…

Essa melodia soa conhecida? Bom, ela provavelmente é mesmo. O Arioso da Cantata 156 (como é mais conhecida) serviu de inspiração, na década de 70, para Jessé, cantor brasileiro que, na época, se apresentava como Tony Stevens e cantava em inglês. A música em questão é If you could remember, que vocês podem ouvir abaixo.

Caso você esteja pensando, porém, que nunca ouviu If you could remember, mas que, mesmo assim, sente que conhece a cantata de Bach de algum lugar, pode ser que você conheça outra música, também brasileira: Céu de Santo Amaro. Composta por Flávio Venturini e famosa na voz dele e de Caetano Veloso, essa música chegou a tocar na novela Cabocla (2004). Vocês podem ouvir a música aqui embaixo.

E agora, ela soa mais conhecida?

A música em inglês e a música em português, em termos de letra, são bem diferentes (não se trata de uma tradução/versão), mas ambas são muito bonitas. Eu, particularmente, gosto mais da versão em português, me soa mais poética.

Me lembro que quando ouvi Céu de Santo Amaro pela primeira vez, eu me encantei. Trata-se de uma música que facilmente chama suas imagens à minha mente e cria uma linda história de amor. Ver a imagem do sertão, junto à uma bela noite estrelada, também é algo muito interessante que essa música faz. Encerro o post com a letra dessa canção, para que vocês possam entender melhor o que estou falando:

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor
Nos invadiu
Com ela veio a paz, toda beleza de sentir
Que para sempre uma estrela vai dizer
Simplesmente amo você

Meu amor
Vou lhe dizer
Quero você com a alegria de um pássaro
Em busca de outro verão
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor nos invadiu
Então veio a certeza de amar você

 

Publicidade

3 comentários em “Arioso da cantata 156 – Bach

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s