Uma casa no fundo de um lago – Josh Malerman

Título: Uma casa no fundo de um lago
Original: A House at the Bottom of a Lake
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 160
Ano: 2018
Tradução: Fabiana Colasanti

uma casa no fundo de um lago

Depois de assistir Caixa de Pássaros (ou Birdbox), fiquei com vontade de ler o livro que dera origem ao filme. Mas antes, ouvi falar de Uma casa no fundo de um lago, e, sendo do mesmo autor, resolvi ler, afinal seria uma história totalmente nova para mim. Infelizmente, porém, fiquei decepcionada!

Eu consigo dividir a minha leitura deste livro em três momentos principais: um começo parado, um meio relativamente instigante (o que me fez prosseguir com a leitura) e um final que me deixou com uma enorme cara de interrogação. Fiquei até pensando se eu que não havia entendido a história, mas comecei a ver que muitas pessoas também ficaram insatisfeitas com essa narrativa (o que também não significa que talvez todos nós não a tenhamos entendido).

“Mas porque a casa já parecia exigir uma consideração mais cuidadosa do que qualquer sorriso simples poderia suprir”

(pg.58)

Neste livro conhecemos James e Amélia, dois jovens de 17 anos apaixonados um pelo outro. Tudo começa quando James decide chamar Amélia para sair. E eles resolvem fazer um passeio no lago. E descobrem um lago escondido. E encontram uma casa submersa no lago escondido.

“E não era só a casa. Não. Era o quarto lago no qual também estavam nadando”

(pg. 60)

Essa tal casa exerce um fascínio não apenas nos jovens, que passam a explorá-la constantemente, mas também em nós, leitores (é aquele meio instigante que mencionei no começo). Mas a história acaba ficando muito nisso, na exploração da tal casa submersa, e pouco se aprofunda (irônico, não?). Ao mesmo tempo, eu senti que a exploração gradual dessa casa escura era como percorrer um caminho de autoconhecimento, como mergulhar em si mesmo. No entanto, essa foi uma interpretação que acabei dando à história, talvez na tentativa de dar um sentido a ela.

Num dado momento da história, Amélia encontra um espelho dentro da casa , numa passagem que me lembrou Caixa de pássaros. Fiquei pensando no quanto o autor dá valor à visão, como um dos nossos sentidos mais poderosos.

“Não se olhe nele”

pg. 48

Mesmo não gostando tanto assim deste livro, eu leria outras obras do autor (além de Caixa de pássaros, que logo terá resenha por aqui também), porque o fato dessa história não ter me agradado tanto assim não significa que o escritor seja ruim (e o sucesso de Caixa de pássaros é evidente).

Se você quer tirar suas próprias conclusões sobre Uma casa no fundo de um lago, adquira seu livro aqui.

7 comentários em “Uma casa no fundo de um lago – Josh Malerman

      1. Eu comprei alguns e-books entre agosto e começo de setembro, mas só reli um livro impresso que tenho aqui, muito fraco para leituras nesse ano, apesar disse li 28 livros, mais e-books, no ano, mas em relação a anteriores, fraquíssimo.

        Curtido por 1 pessoa

  1. A Caixa de Pássaros segue por um caminho diferente de Uma Casa no Fundo de um Lago. Menos ambiguidades, menos falta aparente de sentido, menos metafórico (embora ainda possamos encontrar varias delas lá). Sinceramente, achei uma das piores adaptações cinematográficas dos últimos tempos. O livro eh muito bom, vai por mim Tati

    Do seu amigo Rafael ;)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Logo logo tem resenha de Caixa de Pássaros por aqui. Não sei bse considero a pior adaptação, mas há coisas que realmente mudam! E concordo que ainda há muitas metáforas ali, ainda que menos que as desse livro.
      Agradeço a visita!!

      Curtir

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s