As pessoas ainda leem blogs?

Em um mundo com tantas opções de entretenimento (filmes, séries, jogos, podcasts, redes sociais…) é muito comum ouvir a seguinte pergunta quando as pessoas sabem que tenho um blog: “tá, mas as pessoas ainda leem blogs?”.

Eu compreendo essa pergunta. Ainda mais se pensarmos no contexto brasileiro (no qual — dizem — as pessoas não leem). E também se pensarmos que eu escrevo majoritariamente sobre… Livros!

Em primeiro lugar, porém, gostaria de contestar uma informação: não é verdade que o brasileiro não lê. Não absolutamente, ao menos. O brasileiro não lê livros (sendo bem generalista, claro), mas lê posts nas redes sociais, lê notícias… E ouso dizer: lê blogs.

Eu poderia trazer dados estatísticos sobre o assunto, poderia falar sobre como blogs são uma aposta de marketing de diversas empresas. Mas a verdade é que, hoje, eu gostaria de compartilhar a minha experiência com esse universo.

Se eu considerar as estatísticas do meu blog, não posso dizer que as pessoas não leem blogs. Como você pode ver abaixo, de 2018 para cá, houve um aumento considerável no número de visualizações (e visitantes) nesta página.

E, veja bem, como eu disse acima, este é um blog que fala majoritariamente sobre livros, um assunto que realmente pode não interessar a muitas pessoas. Mas isso não significa que elas não leem blogs, porque é possível encontrar páginas sobre os mais diversos temas.

Eu poderia considerar, porém, que esse número de visitas não significa que as pessoas leem o meu blog. Elas poderiam, não sei, ter caído sem querer nessa página? Ter dado uma olhadinha e pronto?

Sim, com certeza!

Mas há outro dado que me anima bastante: os comentários.

E esse dado me anima porque já tive outro blog antes desse e os comentários eram bem mais raros que aqui. Talvez eu realmente estivesse falando sozinha ali, mas hoje vejo que não estou. Cada novo comentário me traz a certeza de que ao menos uma pessoa leu o que eu escrevi. E se uma pessoa leu, então não estou sozinha nessa.

(E um parênteses necessário: algumas pessoas falam diretamente comigo sobre o Blog. Digo, não deixam um comentário aqui, mas deixam um comentário no meu whatsapp ou numa conversa cara a cara, por exemplo).

Eu costumo ouvir essa pergunta que trouxe à tona hoje, também, por conta do instagram do Blog, um canal que criei para tentar divulgar este espaço, mas jamais para substituí-lo. Até porque, convenhamos, o instagram nos limita bastante no quesito texto, visto que ele é uma rede social de fotos. São propósitos bem diferentes, ainda que as pessoas estejam tentando usar o instagram de outras formas, quase como blogs em alguns casos.

No instagram, o que ouço é algo do tipo: “vale mesmo à pena não colocar o conteúdo todo aqui e convidar a pessoa a visitar o blog? Alguém visita?”.

Vou ser sincera: pouquíssimas pessoas. Mas já são mais que zero pessoas, não?

A verdade é que blogs (ao menos os como este, criados por hobby) não deveriam ser sobre números ou sobre o fato de pessoas visitá-los ou não, mas sim um espaço de livre criação e compartilhamento de gostos e coisas que nos fazem bem.

E se você lê este blog (ou está lendo este artigo), eu agradeço imensamente! É muito gratificante saber que há pessoas que se interessam pelo que me interesso e que estão dispostas a trocar ideias sobre o assunto.

42 comentários em “As pessoas ainda leem blogs?

  1. Eu confesso que não leio tanto quanto gostaria, culpo a falta de tempo, mas tempo é sempre uma questão de como escolhemos usá-lo.
    Acompanho mais o Instagram pela facilidade de acesso. Mas, como produtora de conteúdo, compartilho seu pensamento – e sentimento, ouso dizer – o blog é um espaço livre para criação, é a casa dos nossos conteúdos. E todo acesso é válido, é incrível saber que você pode ter atingido e impactado ao menos uma pessoa. No fundo, o mais importante é ter clareza de seus objetivos (com o blog e com as redes) e agir em direção a eles.

    Parabéns pelo trabalho lindo, Tati. As visitas por aqui são apenas reflexo de toda sua dedicação ❤️

    Curtido por 2 pessoas

    1. Mas também está tudo bem não ler blogs e se dedicar a outras coisas que te dêem mais prazer! hahahaha
      Mas concordo demais com o que você disse! E eu confesso que continuo me surpreendendo quando alguém comenta algo comigo sobre o que escrevi, quando leem um livro porque eu indiquei… É uma sensação de troca muito gostosa.

      E muito obrigada por tudo, Tati!

      Curtir

  2. Eu pessoalmente fico bem feliz que alguém leia ou se interesse pelo que escrevo. Entretanto devo admitir que escrevo para mim, sobre assuntos que gosto, e que gostaria de ler mas não encontro por aí. Penso mais na blogosfera como uma grande família, e gosto dessa forma. Não acho que número de acessos são relevantes, prefiro 10 leituras com interação do que 50 sem saber se realmente fui lido ou só visitado.

    Curtido por 2 pessoas

      1. Muito obrigado, o mais legal é que obter qualidade é encontrar pessoas que mesmo que não tenham ideias em comum, agregam para a construção de uma comunidade mais sólida, Sempre dá pra aprender-se algo novo por aqui!

        Curtido por 1 pessoa

  3. Eu diria que me surpreendi bastante com isso inclusive. Eu sempre gostei muito de blogs e acompanhava alguns há muitos anos. Muitos mesmo, desde a época do colégio. E quando eu comecei o meu, esse ano, eu tinha zero expectativas de ter alguém me acompanhando. Eu fiz meio que para colocar os pensamentos para fora, sabe? E quando do nada alguém me seguiu e curtiu meu primeiro post eu fiquei encantada, fiquei tipo “nossa como você me achou aqui?” rs.
    E aí então fui descobrindo a plataforma e descobrindo muita gente legal e com conteúdos ótimos. Eu preciso dizer que amei e me identifiquei demais com tudo isso!
    Talvez não sejam muitas pessoas se pensarmos em quanta gente existe no mundo, mas ainda assim é muita gente (pelo menos para mim rs) e eu adoro :)

    Curtido por 2 pessoas

  4. Eu particularmente li e leio, Tatiana… pode ter certeza de que estes dados estatísticos não mentem, minha amiga! O fato de todos não comentarem não quer dizer que não leram. Deixo aqui o parabéns pelo belíssimo trabalho e os votos de Feliz Ano Novo! Continue sempre! Beijo no coração

    Curtido por 1 pessoa

  5. Que texto maravilhoso! Eu que agradeço por você compartilhar sua paixão por livros, dá pra ver que você ama esse cantinho.
    É muito bom compartilhar as coisas que amamos e termos um retorno, né?! Escrevemos e compartilhamos sem esperar por números, mas, sempre é bom encontrar outras pessoas que se interessam por algo que também gostamos, por nossa escrita, ideias.
    Até <3

    Curtido por 1 pessoa

  6. Muito legal o post. As pessoas realmente, ainda leem blogs sim! Porém, a blogosfera é um espaço um pouco mais fechado para quem lê blogs regularmente, fora as pessoas que caem nos blogs por acidente. Enfim, suas postagens são muito boas (ver o aumento nos comentários que você mostrou chega a dar uma esperança enorme!), adorei essa postagem falando sobre o assunto, super necessário, e pois então, eu estou lendo o blog! Hahaha

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bem pontuada a questão da blogosfera, Jennifer! E sobre o aumento de comentários (e até de visitas, na verdade), eu costumo dizer que é persistência. Blogs realmente demoram mais para dar resultado (até pelo que você mencionou), mas dão um quentinho enorme no coração!
      Super obrigada pela visita e pelo que você trouxe para a discussão!

      Curtir

  7. Eu particularmente amo ler blogs. Muitas das vezes, queremos mais informações sobre determinado assunto. Por muito tempo tive um blog chamado Mergulhando em Letras (na época da faculdade). Depois que me formei não via mais um sentido com ele. Fiquei pensando por muito tempo se voltava com meu blog ou não. Fiquei um tempo só no Instagram, mas como você disse senti necessidade de um local onde possa escrever mais e publicar arquivos. Acabei de retornar e repaginar meu blog e estou muito animada!
    Beijocas!!

    Curtido por 2 pessoas

  8. Cara, eu leio blogs! E ainda bem porque eu tenho um, né? HAHAHA mas de verdade, eu adoro blog, eu adoro a palavra escrita, e eu acho sensacional como mesmo em outras formas de divulgação de conteúdo, como youtube ou instagram, por exemplo, em que o que mais se sobressai é a imagem, a interação surge a partir da palavra escrita também! Então na verdade o blog foi simplesmente mutando e se adaptando pra outros meios, né? Agora, sobre comentários: eu sentia bastante que estava falando sozinha e por isso mesmo passei a comentar tudo quanto é coisa que eu ache interessante! Eu tenho um amigo que diz que sou muito boa em puxar assunto de um x que alguém fale e eu acho que veio daí haha e agora tenho um comentário pessoal demais pra fazer, então tô indo mandar áudio pra você no whatsapp! HAHAHAH

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu talvez precise ler mais blogs para ver se começo a escrever coisas lindas como as que você escreve! Mas, sabe, você falou de algo que eu não tinha parado pra pensar (e que eu realmente amo também): a palavra escrita. E, de certa forma, a força dela também! Eu sou uma pessoa mais de textos que vídeos, por exemplo, e por isso gosto e defendo tantos os blogs! hahahahaha
      Obrigada por ser essa pessoa que comenta, incentiva e ainda compartilha tanta coisa boa, Nati!

      Curtir

  9. Eu leio blogs! <3 Ainda gosto muito mais do que qualquer outra forma. Embora não tenho a mesma interação e frequência que em outras redes, como o Instagram, sinto que a conexão é mais real e íntima. A pessoa tomou o tempo dela para entrar no endereço e ler o seu texto. Mas eu concordo com o que várias pessoas já disseram aqui: a gente mantém blog por amor (ou hobby talvez). Porque se formos ligar muito para visitas, talvez eu até já tivesse desistido.

    Coloquei tracking no link na minha bio do Intagram e sempre tem cliques nele. Isso me deixa contente, mesmo sendo poucos. Ainda tem gente que se interessa em conhecer o blog, em ler resenha. E isso é suficiente pra continuar, né? =)

    Beijo, Tati, eu adoro o seu blog!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Também prefiro ler blogs! Ainda mais sabendo todo o trabalho que eles dão e que, mesmo assim, alguém se ocupa em mantê-los.
      E sim!! Principalmente no início, a questão das visitas pode acabar desanimando. Mas ainda bem que estamos aqui!
      Com certeza, uma visita, um comentário, uma pessoa interessada já é bem motivador!

      Beijão! E eu adoro o seu blog também!

      Curtir

  10. Buongiorno, carissima.
    Bem, o brasileiro lê (e detesto essas matérias bobas que dizem o contrário, nunca entendi o sentido delas, certamente existe algo por tras). mas, não lê o que a gente quer. lê assuntos específicos e a literatura não está no topo. Lê assuntos diversos e relacionados. Eu me lembro que na época da faculdade, só lia livros e consumia conteúdos relacionados Se li um livro de outra área (a literária, por exemplo) foi muito. Nem mesmo nas férias. E quando mudei, levei tempo para me desconectar daquele mundo. E foram justamente os blogues que me ajudaram nesse sentido. Sou leitora de blogues. É uma das coisas que faço na primeira hora do meu dia. Mas ando cada vez mais exigente. Comentou pouco e idou mais atenção a determinados tipos de blogues. Hoje, posso dizer que os literários estão no topo da minha preferência.
    Sabe que eu nunca observei as estatísticas do meu blogue? Até fiquei curiosa por essa referência anual, para ter uma idéia desse meu-mundo e suas formas de multidões.
    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    1. Buongiorno!!
      Sim, é exatamente isso que você disse! Eu também, na época da faculdade (e olha que fiz Letras) lia basicamente as leituras da faculdade (nem sempre obras literárias, muitas vezes textos teóricos), mas não não deixam de ser leituras.
      E fico feliz que você tenha lido o meu blog também! E sei que não foi a primeira vez! Hahahahaha
      Vale a pena ver, a título de comparação. É um panorama interessante!
      Bacio

      Curtir

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s