
Artigos são algo muito básico da língua. Em português, temos quatro artigos definidos: “a”, “as”, “o” e “os”. Fácil, não é? Em italiano, porém, as coisas são um pouco mais complicadas que isto. Ao menos à primeira vista.
Antes de chegar aos artigos, porém, precisamos ter em mente duas coisas: o gênero das palavras (feminino ou masculino) e o número (singular ou plural). Sei que existem muitas discussões de gênero hoje em dia, mas aqui não entraremos nesse mérito, tudo bem? Atualmente, o português e o italiano são línguas que não admitem o gênero neutro (ainda que seja possível escrever um texto sem usar palavras que determinem o gênero do escritor ou leitor, mas isso também é outra discussão que não cabe aqui).
Palavras femininas e masculinas
Na maioria dos casos, palavras que terminam com a vogal “a” são femininas, enquanto as que terminam com vogal “o” são masculinas. Há exceções, como há no português: “il problema” (o problema) ou “la moto” (a moto). Há, ainda, palavras que terminam com vogal “e” e essas podem ser femininas ou masculinas, vai depender da palavra mesmo, como “la madre” (a mãe) e “il padre” (o pai).
Entender o gênero das palavras, em italiano, é relativamente tranquilo. A terminação em “e” é a mais complicada de reconhecermos logo de cara, mas logo torna-se natural. O problema maior, talvez, seja o número. De maneira bem diferente do português, o plural, na língua italiana, não é marcado pelo acréscimo da letra “s” ao final da palavra.
Singular e plural
Palavras que terminam em “a”, no plural italiano, terminarão em “e”. As que terminam em “o”, passarão a terminar em “i”. E as que terminam em “e” (no singular, não importando se são femininas ou masculinas) terminarão em “i” também. Confuso? Vejamos:
- Casa (casa) – case (casas) / acqua (água) – acque (águas)
- Sguardo (olhar) – sguardi (olhares) / occhio (olho) – occhi (olhos)
- Madre (mãe) – madri (mães) / voce (voz) – voci (vozes)
- Padre (pai) – padri (pais) / amore (amor) – amori (amores)
Agora que já vimos o feminino e o masculinos, o singular e o plural, podemos compreender melhor os artigos definidos do italiano. Como eu disse no começo, em português temos apenas quatro. Em italiano, por outro lado, temos oito!
Articoli determinativi femminili
Os artigos definidos femininos, no italiano, são três:
- Para as palavras femininas e singulares que começam com consoante, usamos la: la casa.
- Se a palavra, ainda no singular, começa com vogal, porém, usamos l’: l’acqua.
- No plural, contudo, temos apenas uma forma, que é o le: le case, le acque.
Articoli determinativi maschili
Os artigos definidos masculinos, por outro lados, são cinco:
- Igual ao feminino, para palavras que começam com vogal, no singular, usamos l’: l’occhio.
- Palavras que começam com s impura (s + outra consoante), ps, pn, gn, z, letras estrangeiras (como j, x e y), no singular, são precedidas pelo artigo lo: lo sguardo, lo psicologo, lo zio.
- Palavras que começam com consoante e que não se encaixam nos casos acima, no singular, usam o artigo il: il padre.
- No plural, palavras que começam com consoante (e que, no singular, usam “il”) passam a ser precedidas por i: i padri.
- Os outros dois casos, isto é, palavras que começam com vogais ou os casos especiais (s impura, ps, pn, gn, z e letras estrangeiras), no plural, pedem o artigo gli: gli occhi, gli sguardi, gli psicologi, gli zii.
Resumindo
Muito complicadas essas regrinhas? Num primeiro momento, acredito que sim, mas os italianos usam muito mais os artigos do que nós, falantes de português, então a gente logo se acostuma a usar também e, aos poucos, passamos a usar sem grandes dificuldades. Mas, para não esquecer, gli articoli determinativi italiani são:
- La – le (feminino, palavras que começam com consoante)
- L’ – le (feminino, palavras que começam com vogal)
- Il – i (masculino, palavras que começam com consoante)
- L’ – gli (masculino, palavras que começam com vogal)
- Lo – gli (masculino, palavras que começam com s + consoante, pn, ps, z, gn, letras estrangeiras)
Aí que saudade de estudar italiano!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Essa lingua maravilhosa! Quando tiver um tempo e quiser voltar, só me chamar!
CurtirCurtir
Bem complicado mesmo, mas quem quer aprender da um jeito. Gostei do post.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Costumo dizer para meus alunos que é importante conhecer a regrinha, saber que ela existe, mas que o uso torna-se natural conforme você se mantém em contato e pratica a língua!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você é professora de italiano?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sou sim!
CurtirCurtido por 1 pessoa