Presentear quem você ama com um livro [tradução 22]

Já que hoje é um dia especial para mim (meu aniversário) e também dia de tradução por aqui, resolvi falar um pouco sobre o hábito de dar livros de presente.

Confesso que, para muitas pessoas, a primeira coisa que penso em comprar quando chega a hora de presentear é, claro, em livros. Mas também me esforço para não dar sempre livros, mesmo sabendo que cada um é único e é um universo.

No final das contas, o artigo escolhido para hoje fala justamente sobre isso: sobre o poder dos livros e como eles são um presente e tanto.

Então te deixo aqui com a tradução de Regalare un libro a chi si ama, escrito por Valeria Sabater, em 15 de novembro de 2021, no site La mente è meravigliosa.


Quando amamos alguém, dar um livro de presente é o melhor que podemos fazer. Se você tem um amigo com quem se importa, escolha um livro especial para ele. Que seja um romance, um ensaio, um manual de autoajuda, um livro de culinária ou uma antologia, cada livro contém um universo de conhecimentos que nos enriquece e, ao mesmo tempo, nos torna mais livres.

O dia 23 de abril é a jornada mundial do livro. Como bem sabemos, este dia é rico em eventos voltados para a leitura, que nos colocam em contato com os nossos escritores preferidos, nos fazendo refletir sobre o trabalho deles e também nos lembrando da importância das bibliotecas.

Um mundo sem livros não seria um mundo. Estaríamos perdidos em um prédio nu, sem portas para o aprendizado, a aventura, a descoberta. Valorizar o mundo dos livros e da leitura é fundamental. Descobrir novos autores e nos abrir para outros gêneros para tomar consciência da imensidão dessa babel é uma experiência magnífica.

Além disso, como dizia Jorge Luis Borges, de todos os instrumentos inventados pelo homem, o mais surpreendente é o livro, porque é uma maravilhosa extensão da nossa imaginação e memória.

Porque presentear com um livro quem amamos

Existem livros mal escritos e livros inesquecíveis. Existem livros para passar o tempo e outros que deixam uma marca. Alguns nos fazem descobrir novas perspectivas, outros nos envolvem em suas tramas policiais e com outros ainda experimentamos arrepios de terror.

Dizem, também, que não existe nada como as primeiras leituras da infância e da adolescência, momentos nos quais alguns títulos mudaram nossas vidas e conseguiram abrir a nossa mente para novas paixões, conhecimentos e hobbies.

Os primeiros contatos com a leitura podem acontecer com Jules Verne ou Arthur Conan Doyle para depois chegar à maturidade, devorando todos os gêneros e autores. Às vezes precisamos dos clássicos como Cechov, voltar à Montanha Mágica, de Thomas Mann, ou descobrir as últimas novidades de Joël Dicker ou Ian McEwan. Ou seja, o que conta, depois de tudo, é o prazer em mergulhar em um mar de palavras e se deixar levar.

Em Viagem à Inglaterra, um estudante diz ao personagem, que nos filmes é interpretado por Anthony Hopkins, que as pessoas leem para não se sentirem sozinhas. Talvez seja verdade, talvez não, mas os autores desejam despertar o nosso interesse pela leitura: quanto mais lermos, melhor será.

No entanto, os verdadeiros amantes da leitura não fazem das livrarias a sua segunda casa somente pelo prazer em ler. Os livros oferecem a oportunidade de pensar.

A arte de escolher um título para uma pessoa especial

Quando temos uma pessoa de particular estima, o ideal é presentear com um livro. Um livro não é um objeto de uso, não é somente uma capa ou um amontoado de folhas. O conhecimento é inerente ao seu interior. Em cada página existem dezenas de pensamentos e reflexões. Se se trata de uma romance, passaremos um tempo, muitas vezes inesquecível, com os personagens e as suas emoções.

Geralmente, quando presenteamos alguém com um livro, não o fazemos de maneira casual. Muitas vezes, aliás, tendemos a escolher os títulos que nos fascinaram.

Desejamos que a pessoa que receberá o nosso presente experimente aquilo que nós experimentamos com aquela leitura. Não vemos a hora de compartilhar experiências e viajar em direção aos mesmos mundos descritos na trama.

Companheiro, amigo, colega ou filho… Dê um livro de presente!

Existem livros para entender o mundo. Existem livros que nos ensinam, que nos ajudam. Existem aqueles que nos entretêm e também aqueles que nos marcam para sempre. Se você conhece alguém que, como você, sofre de bibliofilia, dê-lhe um livro, um que te tenha fascinado e que você não consegue esquecer.

Se você tem um amigo, um familiar ou um colega que prefere as séries à leitura, não jogue a toalha: presenteie-o com um livro. O importante é escolhê-lo bem. Sondar os seus gostos e surpreendê-lo com um título ao qual não poderá resistir.

Por outro lado, se você tem filhos, sobrinhos, irmãos ou amigos com crianças, não hesite em dar a eles um livro, não importa quantos anos tenham. Você fará um favor a eles, dando-lhes uma chave para viajar, descobrir, ser livres e voar alto.

Quando descobrimos o prazer de ler durante a infância, não existe remédio. É um veneno sem antídoto, mas com um tratamento paliativo: leituras frequentes, e quanto mais, melhor.

Cedo ou tarde, como dizia Thomas Carlyle, descobriremos que os livros são amigos que não nos decepcionam jamais. Tenhamos eles em mente, nos circundemos deles e não paremos mais de dá-los de presente.


E aí, você costuma dar livros de presente? Tem facilidade em escolhê-los?

7 comentários em “Presentear quem você ama com um livro [tradução 22]

  1. Parabéns por esta data, muita saúde e paz.
    Não costumo dar livros, mas um grupinho de pessoas, entre amigos e parentes me dão, porque gostava muito de ler, agora abandonei a leitura, tirei os livros a que tinha direito, fiz aniversário em dezembro, e só li um e ainda por cima no fim de janeiro.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mulher, feliz aniversário atrasado! Muita saúde e alegrias no seu novo ano.

    Adorei o texto, achei lindo. Sempre considerei presentear com livros uma forma de amor. Realmente acho um dos presentes mais atenciosos e carinhosos possíveis. ❤

    Curtido por 1 pessoa

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s