
Apesar deste ser um blog majoritariamente de resenhas, um dos posts mais lidos por aqui, desde que foi postado, é o de Enquanto houver sol (Titãs).
Faz um tempo, porém, que, no mesmo estilo, sinto vontade de escrever sobre Mais uma vez, uma música que também me lembra de ter esperança, ao mesmo tempo em que me deixa pensativa.
Lançada em 1987, no álbum Sete, a música ainda é muito atual e pode despertar grande identificação.
Isso porque a letra já começa falando que os dias bons voltam, por mais difíceis ou doloridos que tenham sido os anteriores ou que venham a ser alguns futuros (“Mas é claro que o sol / Vai voltar amanhã / Mais uma vez, eu sei / Escuridão já vi pior / De endoidecer gente sã“).
Logo em seguida a letra nos faz pensar sobre quem está ao nosso redor. Nos instiga a avaliar se realmente estamos cercados de pessoas que querem o nosso bem ou se temos pessoas conosco que não vibram por e com nós (“Tem gente que está do mesmo lado que você / Mas deveria estar do lado de lá / Tem gente que machuca os outros / Tem gente que não sabe amar / Tem gente enganando a gente/ Veja a nossa vida como está”).
Mais uma vez ainda toca num ponto que, para mim, é essencial: a confiança. E passa uma mensagem que, muitas vezes, ignoramos: devemos confiar sobretudo em nós mesmos (“Se você quiser alguém em quem confiar / Confie em si mesmo / Quem acredita sempre alcança“).
Confiar em si só é possível quando você se conhece bem e sabe entender seus sentimentos, suas necessidades. Quando você consegue acreditar nos seus instintos e confiar que sabe o que é melhor para si.
Por falar nisso, essa música ainda fala sobre ouvirmos e valorizarmos os nosso sonhos, pois apenas nós mesmos podemos saber o melhor para nós. Se você tem um sonho, lute por ele, mesmo que te digam o contrário e saiba que muita gente dirá o contrário! (“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena / Acreditar no sonho que se tem / Ou que os seus planos nunca vão dar certo / Ou que você nunca vai ser alguém“).
As pessoas têm muita facilidade em apontar dedos, criticar nossas escolhas. Mas se soubermos o que pode nos fazer bem, também poderemos escolher com quem queremos estar e quem vai realmente nos apoiar em nossas escolhas.
Mais uma vez, portanto, é uma música realmente forte, com mensagens importantes em suas linhas e entrelinhas. Deixo abaixo a letra completa e o áudio, para quem quiser ler, ouvir e me contar o que acha dessa música.
Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que os seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Confesso que Renato nunca foi um artista que gostei. Mas essa canção é boa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Conheço muita gente que não gosta muito. Eu mesmo, não diria que está entre meus preferidos, mas tem umas músicas interessantes hahahaahah
CurtirCurtir
Que lindo texto! Sabe que eu nunca tinha me aprofundado e refletido dessa forma sobre essa música… Sempre gostei muito dela, e agora você trouxe algo bem diferente e lindo que vou me lembrar sempre que ouvir. Linda memória afetiva que criei com esse texto. Grata!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico muito feliz em ler esse comentário! Essa música é realmente especial, mas muitas vezes a gente acaba ouvindo sem prestar muita atenção
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esta música realmente traz muito boas reflexões….gostei muito da sua matéria!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada, fico feliz em saber!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já ouvi falar dele, mas só me lembro de uma música dele e apenas o primeiro verso.. Nunca fez parte do meu repertório e não é por gostar ou não.
Apenas não fez parte da minha realidade mesmo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É um cantor que divide opiniões, mas acho que ele tem umas músicas interessantes, como essa, que nos deixam pensando.
CurtirCurtir
Eu não tenho opinião porque não conheço mesmo. Eu brinco que tem cantores que não são do meu tempo. O Recanto e um desses. Mas não me refiro a idade, viu? É tempo musical. Eu amo Nina Simone, por exemplo. Adoro Led Zepelim .BJThomas e Tom Jobim. Acho que no meu caso, e estilo musical que me atrai e o Renato nunca me atraiu. Como eu disse só me lembro de uma música mesmo. E não e essa que você compartilhou não.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Entendo bem essa questão de ir mais pelo estilo musical. Talvez por isso eu tenha dificuldade de ser super fã de um único cantor ou grupo. Costumo gostar de músicas específicas e aproveitar um pouco de tudo. Aliás, você citou ótimos nomes!
CurtirCurtir
Pois é, eu gosto de músicas e tem algumas que me pegam de jeito. Mas aí vou ouvir o cantor, a banda e nada. Kkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa