Crônicas da surdez — Paula Pfeifer

Título: Crônicas da surdez — aparelhos auditivos 
Autora: Paula Pfeifer
Editora: Publicação independente
Páginas:  126
Ano: 2020

Sinopse

Paula Pfeifer é uma surda que ouve — e que fala — graças a dois ouvidos biônicos. Começou a perder a audição progressivamente na infância. O diagnóstico correto chegou na adolescência, mas a vergonha da própria surdez a impediu de usar aparelhos auditivos por muitos anos.

A jornada da deficiência auditiva foi muito solitária e assustadora, e a publicação deste livro celebra a sua saída definitiva do armário da surdez. “Crônicas da Surdez” reúne textos que contam sua história, experiências com o uso de aparelhos auditivos, reflexões sobre vergonha, aceitação, direitos, além de contar algumas aventuras num mundo que ainda não tem toda a acessibilidade necessária.

Foi indicado ao Prêmio Biblioteca Nacional e matéria na revista Vogue Brasil, Vogue Portugal, Marie Claire, em inúmeros programas de TV e nos principais jornais brasileiros.

Resenha

A leitura de Crônicas da surdez é fácil: sua linguagem é simples e faz parecer que a autora está conversando conosco.

“Conviver com a surdez requer uma boa dose de bom humor e paciência”

Ainda assim, senti certo estranhamento no início. Algo me incomodava nas palavras delas. Provavelmente porque esqueci, logo de cara, do próprio alerta da autora.

“Este livro é filho do seu tempo. Foi escrito no início de 2013, quando eu era usuária de aparelhos auditivos. De lá para cá, muita coisa mudou. Hoje, escuto todos os sons do mundo através de dois ouvidos biônicos”

A verdade é que a surdez é múltipla e, ainda que nenhuma experiência seja individual nesta vida, por mais que eu já tenha estudado um pouco da comunidade surda, ela é tão ou mais diversa que a comunidade ouvinte. E eu estava acostumada ao grupo que optou (ou não podia mesmo optar) por aparelhos auditivos e implantes cocleares.

“Como se não bastasse a surdez ser um monstrinho de sete cabeças, ela ainda é heterogênea: existem diferentes graus e tipos de surdez, o que também gera formas diversas de comunicação”

Mas se engana quem imagina que esta obra é apenas para surdos, para que quem está perdendo ou nunca teve audição sinta-se abraçado(a).

“Sempre quis ler o que um surdo oralizado tinha a dizer a respeito de suas conquistas, dúvidas, alegrias e tristezas”

O livro também serve para conscientizar muitos ouvintes sobre uma realidade tantas vezes ignorada.

“A família vive a surdez conosco”

Crônicas da surdez é dividido em três partes.

Na primeira, mergulhamos no universo da surdez, entendendo um pouco da sua multiplicidade, mas também conhecendo melhor o percurso da própria autora neste meio, afinal, ela não nasceu surda, mas foi perdendo a audição durante a infância e teve de se adaptar a uma vida um pouco diferente.

“Precisamos jogar com as cartas que temos em vez de passar longos anos lamentando a falta das cartas que gostaríamos de ter. A vida é curta”

Na segunda parte, a autora nos conta alguns causos de sua vida, sempre buscando incentivar as pessoas a se aceitar, a buscar ajuda e, acima de tudo, qualidade de vida.

“É preciso ter em mente que acessibilidade não pode custar caro e deve ser algo que qualquer pessoa consiga acessar 24 horas, sete dias por semana”

Por fim, na terceira parte, a autora traz alguns depoimentos que recebeu ao longo dos anos, pois ela escreve muito sobre o assunto. E é interessante ver algumas histórias contadas por outros pontos de vista e também a reação da autora a essas narrativas.

“Existe algo mais vergonhoso do que envergonhar‑se de si mesmo?”

Aliás, Paula Pfeifer tem um grande trabalho relacionado à comunidade surda, com muito material e incentivo, principalmente àqueles que pensam em implantes cocleares ou aparelhos auditivos. Ela fala muito sobre tudo isso ao longo de todo o livro.

“O projeto se chamou Surdos Que Ouvem e foi um sucesso. Milhões de pessoas assistiram a nossa campanha de vídeos, milhares participaram dos nossos eventos e incontáveis pessoas passaram a usar aparelhos auditivos (ou fizeram um implante coclear) após conhecer o nosso trabalho”

Mas você também pode conhecer melhor o seu trabalho seguindo-a em suas redes sociais: Instagram | Linkedin | Newsletter

E, claro, não deixe de adquirir seu exemplar de Crônicas da surdez clicando abaixo.

* Lembrando que qualquer compra feita na Amazon a partir dos links postados neste Blog, irá gerar uma comissão para este espaço, sem custo algum para você, ou seja, todos saem felizes nesta história (:

4 comentários em “Crônicas da surdez — Paula Pfeifer

  1. Sabe que acho este tipo de conteúdo bem interessante, ainda mais por eu ter descoberto a pouco tempo que sou PCD (tenho visão mono ocular). Desde então conteúdos que tratam de inclusão tem me despertado muito interessante.

    Curtido por 1 pessoa

Se quiser comentar algo, aqui é o lugar: