Título: Aos teus pés (Duologia “O jogador e a bailarina”)
Autora: Michelle Passos
Editora: Publicação independente
Páginas: 312
Ano: 2015

Sinopse
A vida nunca foi fácil para Marina Casanova, mas ela sempre devolveu na mesma moeda. Apesar da grande insistência de seu pai em ser um cara arrogante e persuasivo das formas mais improváveis e cruéis, ela jamais desistiu dos seus sonhos e foi por isso que deixou para trás a sua vida na cidade de Sacramento, com destino ao seu grande objetivo na capital, São Miguel. Era para ser tudo como ela planejou: treinar, dedicar-se e então ser admitida como uma bailarina profissional na mais conceituada e famosa escola e companhia de dança do país, a Special Corpus Ballet. Mas quis o destino que Frederico, mais conhecido por seus amigos e fãs como Fred, o cara mais popular do time de futebol da Universidade de São Miguel, cruzasse o seu caminho, trazendo com ele descobertas, confusões, outras opções e sentimentos às vezes contraditórios, mas acima de tudo, verdadeiros.
Para Frederico Lamarck, um rapaz bonito, dedicado ao esporte e apaixonado por sua família, Marina é tudo aquilo que ele nunca soube estar esperando e ao mesmo tempo tem certeza de que ela terá a chave de muitas respostas que ele precisa. Prestes a ser reconhecido como o maior jogador da história de sua universidade, Fred, além de apaixonado, vê a vida lhe encurralando e o obrigando a admitir para todos coisas que jamais pensou fazer. E, claro, a pagar pelas escolhas erradas que um dia fez.
Resenha
Crescer numa família amorosa, mas com um pai terrível, não deve ser coisa fácil e, por isso, Marina Casanova tinha um plano muito claro: juntar dinheiro, fugir de Sacramento — sua cidade natal — e tentar se tornar uma bailarina profissional em São Miguel, a capital.
“Olho pela janela, enxergando pela última vez a pequena rodoviária de Sacramento sumir das minhas vistas e cada uma de suas ruas que vão ficando para trás me dão medo e, ao mesmo tempo, esperança”
Ao menos Marina tem com quem contar na Capital: Luciana (ou Lu), sua melhor amiga, faz faculdade lá e tem um espaço esperando por Marina em seu apartamento.
“A única coisa que me deixa, de fato, tranquila, é saber que a Lu está lá me esperando, porque deixar tudo o que você é e tem para trás sem ter o mínimo de apoio moral, deve ser mais difícil do que qualquer coisa nessa vida”
Claro, porém, que nada será simples (afinal, esta história precisava existir) e, logo na primeira noite, Lu arrasta Marina para uma festa e lá ela conhece aqueles que se tornarão seus amigos (Sam, Le, Cindy, Tuca…) e também o cara que vai tirá-la do prumo: Frederico Lamarck.
“Eu assumo que cresci uma garota rebelde e que contrariar meu pai era meu passatempo favorito, mas quando olho para o Fred, penso que nem em mil vidas meu pai esperaria por uma coisa como essa, porque ele é definitivamente o oposto dos sonhos e expectativas do senhor Carlos”
Fred é o sonho de muitas garotas — tanto é que elas realmente fazem de tudo para chamar sua atenção — mas não é nada do que Marina buscava na capital, afinal, ela só queria realizar seu sonho e ter dinheiro suficiente para trazer sua família para perto de si.
“Quando se tem pressa de perseguir seus sonhos, a vida parece dificultar às vezes”
Fred também não esperava por Marina. Ao menos não até conhecê-la. Além de lindo, educado e divertido, ele é o capitão do time de futebol — que finalmente tem chances de ganhar o campeonato — e também tem um sonho bem claro: se tornar um jogador profissional.
“Porque cada um sabe com que dom nasceu, qual sonho deseja tornar realidade, qual seu objetivo de vida. O meu é viver de bola em São Miguel”
E não se engane com eu quase me enganei algumas vezes: apesar de parecer, Fred (e seu irmão, Leandro) não é um bad boy.
“O Fred é um cara muito bom, amiga”
Apesar dos irmãos Lamarck arrasarem corações, eles também são donos de corações enormes e buscam sempre o melhor para as pessoas que estão ao redor deles.
“Nunca medi esforços pelas pessoas que eu amo, com ela não será diferente”
Assim, nesse romance bem ao estilo filme teen da sessão da tarde, somos envolvidos por uma história que fala sobre sonhos e paixões, mas também sobre família, amizade e dificuldades.
“É preciso coragem para enfrentar o caminho mais longo”
Através de Mari e Fred, mergulhamos no mundo do ballet e do futebol, descobrindo muitas camadas (boas e ruins) das duas atividades.
“Fico olhando com cuidado a forma como ele domina o jogo e parece tão invencível com sua chuteira nos pés. É assim que me sinto com as minhas sapatilhas”
É inevitável torcer pelos protagonistas, não apenas como casal, mas como pessoas que merecem o melhor, por compartilharem sempre o melhor delas.
“Eu nunca pensei que São Miguel poderia me trazer tantos sentimentos diferentes ao mesmo tempo”
A narrativa é envolvente. Os capítulos acabam sempre com um gostinho de quero mais e o livro termina nos fazendo ansiar pelo segundo volume, que, claro, li logo em seguida.
“Marina fala com os olhos sem nem precisar usar a boca e isso me tira do eixo”
Se quiser conhecer esta obra, clique abaixo para saber mais.
Um comentário em “Aos teus pés — Michelle Passos”