Título: O Livro das Tatianices Autora: Tatiana Belinky Editora: Salamandra Páginas: 53 Ano: 2004

Para dar início a este blog nada mais justo que falar deste livro que, como vocês já devem ter deduzido, me inspirou no nome que utilizo aqui. E não é apenas pelo fato de nossos nomes combinarem que este livro e sua autora me encantam. Vejam só o que é dito na apresentação desta obra:
“Este livro fala de coisas sérias, mas fala brincando!”
O Livro das Tatianices (pg.6)
Neste blog eu pretendo fazer justamente isso, falar de coisas sérias, mas falar brincado. Pretensões à parte, isso é algo que vale destacar: livros, em minha opinião, são coisa séria. Mas, ao mesmo tempo, são grandes fontes de conhecimento e de prazer. Assim como a música!
Sobre o livro em si o que posso dizer é que visualmente ele é lindo: tem páginas coloridas e ilustrações feitas pelo Laerte. Com relação ao conteúdo, temos variadas poesias da autora, que ao publicar este livro contava já com seus 85 anos.
É preciso deixar claro que não se trata de um livro apenas para crianças; muito pelo contrário, aliás: devido ao seu jeito provocativo e sua ideia de desconstrução, é uma obra altamente recomendada para adultos também, que deveriam ler os poemas com um olhar atento e um ar de desconfiança.
Confesso que esta dica fica para mim também, que há muitos anos não retorno a esta obra. Aquilo que li há anos (ganhei e devorei este livro em 2007) certamente já mudou, assim como eu mesma mudei nesses anos todos.
Um comentário em “O livro das Tatianices – Tatiana Belinky”