Título: I racconti di Nené Autor: Andrea Camilleri Editora: Universale Economica Feltrinelli Páginas: 133 Ano: 2018 (1º edição)

Andrea Camilleri é um nome bem conhecido, não somente na Itália, mas fora dela também: seus livros, principalmente seus romances policiais, fazem muito sucesso. Mas se você, assim como eu, nunca leu nada do autor, recomendo que comece por I racconti di Nené.
Este livro, na realidade, é uma espécie de transcrição de uma longa entrevista concedida por Camilleri a Francesco Anzalone, o que nos permite, portanto, conhecer melhor Andrea Camilleri, de uma maneira leve e instigante.
“Não se esqueçam que esta “entrevista” era originalmente destinada à televisão. Aqui vocês têm somente o áudio e não o vídeo”
I racconti di Nené (p.9)
Os capítulos são curtíssimos e nos trazem alguns causos da vida de Camilleri. É super gostoso e rápido de ler, porque a escrita é realmente leve e, por vezes, carregada de uma ironia bem humorada.
“Quanto eu aprendi naqueles anos de escola elementar. Em primeiro lugar, um repertório de palavrões que carreguei comigo e que frequentemente aparecem nos meus romances e, depois, um modo de conceber a vida totalmente diferente daquele que haviam me ensinado em casa até o momento”
I racconti di Nené (p.20)
Ao longo das páginas deste livro somos surpreendidos pelos mais diversos assuntos: a infância do autor, suas amizades, fatos históricos, sua formação e sua carreira… Sem contar os inúmeros nomes famosos que o autor teve a oportunidade de conhecer de alguma forma, como Gadda, Sciascia, Becket e até Jorge Amado (este, apenas por meio de um de seus livros)!
Como bom Siciliano (Camilleri é de Porto Empedocle), o autor não poderia deixar de falar, também, sobre máfia, tanto nessa sua entrevista, quanto em suas histórias.
“Com os americanos a máfia retornou ao poder”
I racconti di Nené (p.28)
Camilleri já trabalhou como roteirista, diretor de teatro e de televisão e como professor. Também já trabalhou em rádio e hoje dedica-se mais à literatura.
“Dentre todas as coisas que fiz e que, em certo momento, parei de fazer e que me fazem falta, seguramente o ensino é aquela que me faz mais falta”
I racconti di Nené (p.94)
Com este livro tive também outra agradável surpresa: lendo o capítulo L’Ammiraglio Pirandello tive a sensação de já conhecer aquela história. E eu realmente conhecia: ouvi em aula, ano passado, esse pedaço da entrevista de Camilleri que é transcrita neste livro. E é possível encontrar outros trechos no Youtube, de outros capítulos deste livro!
(disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v2noC6Zx0ys).
Mas, sem dúvidas, o capítulo que mais gostei foi aquele em que Camilleri fala sobre o amor, afinal de contas, quem vive sem amor/amar?
“Eu sinceramente me espanto com a capacidade de amar que cada um de nós tem, que cada um de nós possui”
I racconti di Nené (p.79)
E, para encerrar esta resenha, deixo algumas palavras que não nos deixam negar o lado escritor de Camilleri:
“Até que o personagem não consiga levantar-se da página e comece a caminhar pela sala, tal personagem, para mim, não está totalmente pronto”
I racconti di Nené (p.53)
Amei! ❤ Eu estudo italiano desde o início do ano passado e sinto que está na hora de começar a ler livros na língua italiana! Deu vontade de começar por esse! 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Comece!! Não é uma linguagem difícil e é um livro super gostoso!! Depois conte a sua experiência lendo!! ❤️
CurtirCurtido por 1 pessoa