Música em Contos 2 – Susana Silva (parte 2)

música em contos 2

Vamos conhecer o segundo conto que pude saborear da antologia Música em Contos 2? Hoje apresento a vocês A Tísica, escrito por José Miguel e baseado na música I know you care, da Ellie Goulding.

Ainda que o conto case muito bem com a letra da música escolhida, não se trata de uma história que imaginamos encontrar em uma antologia como essa. Eu, pelo menos, não esperava, pois acabo sempre associando histórias baseadas em músicas com histórias românticas, de superação, algo mais nessa linha.

Apesar de inspirado em uma  música relativamente recente (de 2013), a narrativa de A Tísica se passa em Portugal, muitos ano atrás, ainda governado por Salazar. Mais que isso: trata-se de uma época em que a luta contra a tuberculose e a busca por um tratamento adequado ainda eram intensas e esse é um dos principais focos dessa história.

O protagonista é João Carlos, um jovem que deseja ajudar no combate à tuberculose no Porto, sua cidade natal. Ele vem de uma família abastada, mas isso não é suficiente para o livrar da enrascada na qual se mete ao tentar ajudar a tal tísica que dá título ao conto.

Ao longo das páginas dessa história, portanto, vemos um protagonista que tenta lutar pelo que é certo e justo, mas que, sozinho, não tem como ir contra um sistema já formado. Um conto que traz um certo passado histórico, mas uma triste atualidade em relação às injustiças. É também um conto que contrasta um tratamento humano com certa desumanização. A tísica é, portanto, um conto extenso e denso, e que merece uma leitura calma e atenta.

6 comentários em “Música em Contos 2 – Susana Silva (parte 2)

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s