Sim, meus queridos, hoje me deu vontade de comentar um pouco sobre uma matéria que leva o título acima e que vocês podem ler na íntegra aqui. Um post um pouco diferente e que acho muito válido com relação à temática deste Blog. Vamos nessa?
Em primeiro lugar, acho importante destacar que quem faz a afirmação acima e tantas outras presentes ao longo da matéria mencionada é um professor de literatura italiana da Universidade de São Paulo: Maurício Santana Dias. Porém o Maurício não é “apenas” professor, mas também um grande tradutor (falo mais sobre isso daqui a pouco). E, seja para ser um excelente professor de literatura, seja para ser um grande tradutor, é preciso, antes de mais nada, ser um ótimo leitor.
Quando falo que o Maurício é um grande tradutor, estou me referindo às inúmeras obras traduzidas por ele e também aos prêmios que ele já recebeu por seu trabalho. O mais recente prêmio foi obtido este ano mesmo, na Itália, um pouco antes do país fechar as portas diante da pandemia do coronavírus. Ele foi condecorado com o Prêmio Nacional de Tradução do Ministérios de Bens Culturais e do Turismo da Itália. Chique, né?
Ao longo da matéria em questão, são destacadas algumas falas do professor, sobre a importância da literatura, inclusive como instrumento para pensar o mundo (daí o título) e a importância de todos os tipos de literatura, não apenas a de ficção. Além disso, ainda há muita dica de livros da literatura italiana (já traduzidos para o português) extremamente adequados para o momento que vivemos hoje (e para tantos outros).
“A literatura vai muito além do entretenimento”
Infelizmente, porém, sou obrigada e discordar de uma pequena parte da fala do professor: ele afirma que esse é o momento que mais temos para ler. Não sei se é bem assim. Tenho visto muitas pessoas que estão tendo de trabalhar o dobro do que trabalhavam antes (mesmo estando em casa — ou talvez justamente por causa disso) ou então pessoas tão esgotadas mentalmente que não têm coragem nem mesmo de pegar um livro mais leve para ler. E, no final das contas, tudo isso é extremamente compreensível. Se você está lendo menos que o normal, contrariando expectativas vindas de não sei onde, saiba que isso não te torna menos leitor e menos nada diante dos outros. A literatura vai muito além do entretenimento, mas ler ainda deve ser um momento de prazer, não de pressão. E precisamos, agora, mais do que nunca, viver um dia de cada vez, com calma, e sem pressões desnecessárias.
E vocês, concordam que a literatura é o instrumento mais potente para pensar o mundo?
Nossa, to vivendo muito isso de ler na pressão. Nem lembro qual foi a última vez que li com verdadeiro prazer. Isso é realmente muito triste, esse esgotamento mental.
Ótimo texto!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo com você. E é tanta coisa que contribui para esse esgotamento, que fica até difícil entender de onde vem e o que fazer para ficarmos bem. Mas um dia de cada vez e sempre em frente a gente chega lá!
Obrigada pela visita!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mais do que nunca pensar é necessário… A literatura pode ajudar o pensamento no agir…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Certamente! Quanto ainda temos a aprender
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aprendizado constante…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo com sua discordância
E pessoalmente, acho que leio bem mais em situações normais, uma vez que eu passava muito tempo no transporte publico e não tinha muito o que fazer a não ser ler e ver séries. Hoje, em quarentena, eu consigo me isolar do mundo uma, duas horas para ler. O que eu não conseguia antes, é bem verdade. Mas se você somar minhas horas de leitura semanais, ainda lia mais do que leio.
Ainda tenho muita dificuldade em ler textos de não ficção. Muita mesmo. Se bem que o último que li o fiz com muito prazer, e foi a autora do blog que me deu. s2.
ps: acho engraçado o Maurício recomendar texto que ele mesmo traduziu. rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também leio muito mais, principalmente quando posso sair de casa, porque tenho muito menos distração! Em casa sempre parece que tem algo que é mais prioritário, por mais que eu goste de ler e tente reservar um tempo diariamente para isso,
E poxa, que pessoa legal essa que te permitiu ler coisas boas! hahahahahahahah
ps pro seu ps: Maurício sendo Maurício hahahahahaha
CurtirCurtir