Os pais da língua italiana [tradução 29]

Sendo este um blog sobre livros e também um espaço em que compartilho um pouco do meu conhecimento de italiano, já estava mais do que na hora de falar sobre o assunto que escolhi para hoje, não é mesmo?

O artigo que venho traduzir desta vez consegue unir esses dois assuntos: como você poderá ver, os “pais” da língua italiana são, justamente, três grandes autores que, por meio de suas obras, ajudaram a construir a língua que hoje é falada na Itália.

O texto original foi retirado do site Scuola Mondo Italia & Home stay e foi publicado em 22 de junho de 2014, pelos autores do próprio site, como você pode conferir aqui.


É útil e bonito aprender uma nova língua, principalmente o italiano, mas alguma vez você já se perguntou quando e como nasceu o italiano moderno?

Dando uma volta no museu Uffizi, em Firenze, podemos admirar as três estátuas dos “Grandes do século XIV” mais conhecidos como “os pais da língua italiana”, ou seja, Dante, Petrarca e Boccaccio.

Com Italiahomestay buscamos descobrir o porquê e, para honrar as nobres origens desta língua, Italiahomestay apresenta este artigo inteiramente em italiano!

Com relação ao clima histórico-político do período, é possível considerar fundamental o intelectual Dante, porque ele viveu bem a fundo a situação crítica de Firenze. As suas obras principais são: De Vulgari eloquentia, na qual tentou estabelecer uma língua vulgar italiana de norte a sul; La Vita Nuova, antologia poética, De Monarchia e Il Convivio. A sua cultura foi enciclopédica e aberta aos impulsos tecnológicos e de Averroè. Ele viveu nos anos finais da Idade Média, quando a cultura romana estava se apagando, sobrecarregada por uma Itália dividida em cidades.

Petrarca, assim como Dante, dedicou suas obras a uma mulher. Se Dante personificou a teologia, o conhecimento e a fé, em Beatriz; Petrarca escreveu Il Canzoniere para Laura. Uma obra fascinante de Petrarca, e il Secretum, no qual ele dialoga com Santo Agostinho, falando sobre suas angústias. É um livro muito íntimo, sofisticado. Não faltam outras obras, menos conhecidas que il Canzoniere, mas não por isso menos importantes, e são obras em latim, em verso e em prosa, como o De bucolicum Carmen ou l’Africa. Ele viveu na época das senhorias, em um período de transição entre a Idade média e o Humanismo e a crise da Igreja e do Império: as duas instituições que haviam sido um ponto de referência para o ser humano.

Além disso, Petrarca, diferentemente de Dante, identifica no latim a língua da comunicação, a língua oficial da cultura. Utiliza o vulgar no Canzioniere, mas privilegia nas obras de conteúdo mais elevado o latim, e tem consciência da ruptura ocorrida entre o mundo antigo e o mundo contemporâneo.

Giovanni Boccaccio aparece mais aberto à comunicação com um público burguês e se diferencia dos dois primeiros por uma questão muito simples: foi, antes de mais nada, um narrador, mais que um poeta. E, de fato, o seu Decameron é uma antologia de novelas. No Decameron ele expressa uma narrativa de grande fascínio comunicativo que é um modelo e um cânone para as histórias em prosa, assim como Dante e Petrarca são para as obras poéticas.

Fundamental na produção escrita dos três é a figura feminina que se concretiza respectivamente em Beatrice, Laura e nas damas de honra que circundam Fiammetta. Dante encarrega a figura feminina de um forte significado simbólico: a beleza de Beatrice se reflete no mundo que a circunda e dela emergem os versos que a elogiam, que a tornam uma figura salvadora mesmo mantendo as características de uma criatura mortal.

Ao amor por Laura, por outro lado, são dedicados quase todas as composições do Canzioniere de Petrarca, cuja experiência é completamente marcada por este amor. Toda concretude física, porém, é eliminada, e tudo se torna abstrato e simbólico. O amor confere ao poeta um valor excepcional, mas diferentemente de Dante, é algo inerente à alma sem antecedentes filosóficos, não é uma força salvadora, mas um desejo que se torna razão de vida, um amor sexual, terreno.

Diversas são, por outro lado, as figuras femininas no Decameron: sedutoras e misteriosas, mas também doces e apaixonadas figuras maternas. E é o sentimento que constituiu a síntese dos motivos amorosos de Boccaccio. A grande novidade é que o autor atribui a palavra diretamente a uma voz feminina: a mulher não é mais “objeto de amor” contado por uma voz masculina, mas um objeto falante, amante, às vezes abandonada e desesperada, que busca a cumplicidade feminina.

A mulher, para Boccaccio, é a protagonista de muitas novelas; não se limita a ser sombra e reflexo das paixões do homem, mas se torna a verdadeira atriz, que afronta e sofre a questão amorosa dentro de si, como sincera criação do próprio coração.


Agora me conte: você já conhecia esses autores? E sabia desses detalhes sobre suas obras?

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