Italo Calvino completaria 100 anos em 15 de outubro de 2023 [tradução 34]

Introdução 

Sou apaixonada pela língua Italiana muito antes de saber que a sua literatura é extremamente rica e fascinante.

Quem acompanha este blog tem visto, aos poucos, nascerem as resenhas da tetralogia napolitana, escrita por Elena Ferrante, série pela qual tenho me apaixonado mais a cada dia (e se você ainda não viu, vem aqui ler: volume 1, volume 2, volume 3).

Mas nem só de Elena Ferrante vive a literatura italiana, felizmente. Outro escritor, para citar somente um dentre tantos que merecem atenção é Italo Calvino, que em 2023 completaria 100 anos.

Autor de diversos livros já traduzidos para o português, Calvino tinha um estilo literário plural, tendo escrito de tudo um pouco.

Como este seria o ano de seu centenário, não faltam textos e eventos em sua homenagem e, assim, achei que seria bacana trazer algo para cá.

Em meio às minhas buscas, encontrei este artigo que busca apresentar este autor através de cinco palavras

O post foi escrito por Giusi Chiofalo e publicado em 15 de outubro de 2023 no site Revista Blam. Você pode conferir o texto original clicando aqui.


Tradução

Italo Calvino é um dos escritores mais renomados e importantes da literatura italiana. Suas obras são conhecidas e traduzidas em todo o mundo e incluem romances, ensaios, escritos epistolares, traduções e músicas. Este ano festejamos o seu centenário.

Nascido em Cuba, em 15 de outubro de 1923, de pais italianos¹, passa a infância e a adolescência em Sanremo, durante a época fascista. A Segunda Guerra Mundial abala a sua vida familiar, mas fortifica a índole do escritor, levando-o a um decisivo compromisso político, alimentado pela leitura de Montale, Vittorini e Pisacane.

Italo Calvino: quem era o escritor em 5 palavras

Resistência

Na densa correspondência epistolar realizada ente Calvino e seu amigo de escola, Eugenio Scalfari, o escritor conta a própria experiência na resistência, convidando-o, dentre outras coisas, a votar pela República no referendum de 1946. Partigiano², militante no campo como porta munição, Calvino frequenta a faculdade de Letras de Torino e começa, contemporaneamente, a escrever contos e a colaborar com algumas revistas. A primeira fase da poética de Calvino é ligada ao movimento neorealista, corrente literária pós bélica de caráter antifascista. O primeiro romance A trilha dos ninhos de aranha (1947) tem como protagonista Pin, um menino que vive com a jovem irmã, que é obrigada a se prostituir para ganhar a vida. A história é ambientada exatamente no período da Resistência: “no tempo em que a escrevi, criar uma ‘literatura da Resistência’ era ainda um problema aberto” afirmará mais tarde Calvino.

Fábula 

Na metade da década de 50, Calvino se dedica à reescrita de algumas fábulas italianas populares, corrigindo erros, fazendo algumas modificações, preenchendo lacunas. Segundo o autor, as fábulas são histórias que dizem respeito ao ser humano de maneira universal, uma vez que descrevem a sua passagem pela terra em cada etapa importante e em cada fase dessa passagem: “[as fábulas] são, consideradas em seu conjunto, em suas repetições e no sempre variado leque de acontecimentos humanos, uma explicação geral da vida”. É desse mesmo período a publicação de O visconde partido ao meio (1952), o primeiro volume da trilogia (desconectada) Os nossos antepassados que com O barão nas árvores (1957) e O cavaleiro inexistente (1959), constitui um percurso alegórico dedicado ao homem contemporâneo e inspirado em Orlando Furioso, de Ariosto. Recorrem aqui temas da rebelião juvenil, do sentido da incompletude, da busca pela própria identidade individual e social.

Jogo combinatório

Da pesquisa semiológica e da proximidade com o estruturalismo derivam o conceito calviniano da escrita como jogo combinatório, um tipo de literatura experimental aprendida em Paris, graças à troca intelectual com Queneau e com o grupo literário de OuLiPo (Oficina de Literatura Potencial). As cidades invisíveis (1972) é o romance que mais sofre dessas influências e da prática de uma escrita experimental. Encontramos aqui cinquenta e cinco descrições de cidades imaginárias, divididas em macronúcleos: a cidade e a memória, os sinais, o desejo, os olhos, as trocas, o céu, o nome, os mortos. Calvino se inspira n’As viagens de Marco Polo, e considera o leitor uma espécie de marionete a ser controlado e conduzido a seu bel prazer a lugares extraordinários, que representam cada aspecto da realidade: o livro é “para quem está sempre em outro lugar, para quem quer fugir do congestionamento do passado, do presente e do futuro, que bloqueia as existências calcificadas na ilusão de movimento”.

Literatura 

“Sabe-se que é um autor que muda muito de livro para livro. E justamente por essas mudanças se reconhece que é ele”. Assim escreve Calvino em Se um viajante numa noite de inverno (1979), um dos últimos romances, que amarra em uma única história os incipit de dez narrativas, intercaladas com as reflexões dos personagens, um Leitor e uma Leitura. Trata-se de um livro dedicado, de fato, à leitura, uma espécie de obra-manifesto na qual a experiência estilística e a reflexão hermenêutica encontram uma expressão completa e literária. Mas o volume que condensa o pensamento teórico literário de Calvino é certamente Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas, resultado das aulas preparadas para um curso na universidade de Harvard, em que o autor associa as potencialidades e a plasticidade da palavra a temas só na aparência abstratos: Leveza, Rapidez, Exatidão, Visibilidade, Multiplicidade e Coerência (somente projetada) são os títulos dos tantos capítulos que compõem o volume, publicado postumamente em 1988.

Fama

Após a sua morte, que aconteceu em 6 de setembro de 1985, alguns amigos de Calvino — entre os quais Natalia Ginzburg, Norberto Bobbio, Lalla Romano, Cesare Segre e Massimo Mila — fundam o prêmio Italo Calvino, que se tornou um dos mais importantes reconhecimentos literários italianos. Em Cuba também foram instituídos prêmios e associações em sua memória. Ainda hoje, ler Calvino é uma experiência iluminadora, não apenas pelo talento no uso da linguagem e a experimentação constante que caracteriza a construção de suas histórias, mas pela capacidade com a qual este autor soube fazer da literatura um instrumento para adestrar o mundo à leveza, “porque leveza não é superficialidade, mas plainar sobre as coisas, não ter pedras no coração”.

Italo Calvino: os primeiros livros para ler e conhecer este autor

  • Il sentiero dei nidi di ragno, Mondadori, 2012
  • Le città invisibili, Mondadori, 2022
  • Se una notte d’inverno un viaggiatore, Mondadori, 2022
  • Lezioni americane. Sei proposte per il prossimo millennio, Mondadori, 2022
  • I nostri antenati, Mondadori, 2023
  • Gli amori difficili, Mondadori, 2023

Notas da tradução

1. A cidadania italiana é de tipo ius sanguinis, ou seja, é considerado cidadão italiano aquele que, independentemente de onde nasceu, tem pais de origem italiana. Por esse motivo, mesmo nascido em Cuba, Calvino é italiano.

2. Os partigiani eram civis que lutaram contra o governo fascista e as posições da Itália na Segunda Guerra Mundial. Uma tradução possível para esta palavra seria “guerrilheiros”.


Conclusão 

Acho que o texto deixa claro a multiplicidade de Calvino, o que contribuiu enormemente para seu sucesso. 

Espero que esta tradução tenha despertado o seu desejo de conhecer o autor (caso ainda não conheça) ou de retomar seu contato com suas obras (caso já tenha lido algo dele).

Aliás, se já leu algo de Calvino, comenta aqui o que foi e o que achou!

 

Se quiser comentar algo, aqui é o lugar: