Como me formei leitora?

Como me

Esse semestre, para um trabalho da faculdade, meu namorado teve de escrever um texto (de no máximo uma página!) sobre como ele se tornou leitor. Ao ler as lindas palavras que ele escreveu, fiquei pensando em como me formei leitora também…

A verdade é que eu tive a sorte de nascer numa família que sempre incentivou a leitura. Minha avó paterna morava em uma casa cheia de livros e meus tios, bem como meus pais, sempre foram bons leitores. Assim sendo, sempre que perguntam qual foi meu primeiro livro eu tenho dificuldades em responder. Realmente, eu não sei. De toda forma, quando ouço essa pergunta, sempre me vem à mente um livro que guardo até hoje, pequenino e com poucas palavras, mas com uma dedicatória de minha professora da pré-escola. Mas também tenho um com uma dedicatória da minha vó. E não sei se algum deles foi meu primeiro livro, mas acredito que não.

Minha vida foi seguindo assim: ganhando livros — alguns com dedicatórias e esses são os mais especiais para mim — lendo-os, guardando-os, por vezes relendo-os. Me tornei uma leitora voraz e, não à toa, resolvi cursar Letras. Passei a comprar livros com meu próprio dinheiro, uma delícia! Mas a carga de leitura da faculdade — e leituras obrigatórias, ou seja, não necessariamente aquilo que eu queria ler — e a falta de tempo me afastaram um pouco dos livros em meu último ano de graduação. Mas o amor sempre vence e eu voltei correndo para os livros na primeira oportunidade que tive.

Esse ano já li muitos livros, já li de tudo um pouco e espero continuar assim até o final do ano. Mas também continuarei sem saber ao certo como me formei leitora. Talvez eu já tenha nascido com essa paixão, passada de geração em geração na minha família. Felizmente.

E você, como se formou leitor(a)?

Publicidade

4 comentários em “Como me formei leitora?

  1. Eu cresci vendo minha mãe, primas e tias trocando livros. Elas liam escondidos dos maridos e dos pais, porque eram livros de romance e “induzia pensamentos ruins”, bem, elas não pararam de ler, claro, era tudo meio que um clube secreto e eu amava.
    Meus pais sempre me incentivaram a ler, desde nova eu ganhava livro deles e eu sempre amei escutar uma boa história, e como as pessoas não me contavam histórias, assim que eu aprendi a ler (uns 3/4 anos) eu comecei a ler gibis sozinha.
    Quando eu fiz 6 anos e entrei na antiga primeira série (não sei como é chamada hoje), eu sempre ficava na biblioteca até mais tarde, e com isso eu lia todos os gibis que tinham lá.
    Depois disso eu nunca mais parei de ler em nenhum momento da minha vida. Eu sempre li muito, até hoje eu continuo lendo, mesmo estando em uma época um pouco difícil pra ler, eu não parei.
    Tento influenciar todos a minha volta a lerem, porque a leitura é fundamental.
    Abraços 😊

    Curtido por 1 pessoa

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s