Gostosuras ou travessuras (Antologia)

Título: Gostosuras ou travessuras
Organização: Equipe Lettre
Editora: Lettre
Páginas: 128
Ano: 2020

Gostosuras ou travessuras é a mais nova antologia de distribuição gratuita da Editora Lettre. Este é um formato que a Editora está testando, para incentivar a literatura nacional de maneira verdadeiramente acessível a todos.

A antologia reúne contos que se passam no Halloween, mas com uma proposta um pouco diferente: os protagonistas de cada conto são seres fantásticos. Você já se perguntou como essas criaturas — que geralmente são as que dão origem às nossas fantasias — passam essa data?

“A verdade era que nenhum deles entendia muito bem, mas algo lhes dizia que eles se veriam em breve”

(Conto: O início de uma nova era)

Em Gostosuras e travessuras você pode descobrir as respostas — sim, no plural, porque cada criatura passa a seu modo! — para esta pergunta. São textos que nos apresentam anões, unicórnios, leprechauns, dragões, fadas, bruxas, zumbis, anjos, vampiros, lobos…

Além da temática similar, todos os contos foram escritos para que mesmo os mais novos possam ler. Ou seja, Gostosuras e travessuras é uma antologia de classificação indicativa livre e com histórias que, mesmo no mais assustador dos casos, são leves.

“Eu não chorava só por mim. Chorava toda noite pela vida que se perdera, pela fome, pelos abusos e assassinatos. Eu chorava pelas pessoas que cresceram comigo, que cuidaram de mim, que fizeram aquela vila existir e que agora, assim como eu, estavam perto de suas mortes”

(Conto: A esposa do espírito branco da lua)

Esta antologia foi pensada um pouco às pressas e, por isso, juntamos apenas os autores da própria Editora e alguns convidados para compô-la. A Lettre, porém, tem planos de lançar outras antologias do tipo, contando com uma participação mais ampla. Inclusive, o edital da próxima já está aberto e as inscrições vão só até o dia 06/11 (para saber mais, clique aqui).

Uma coisa que gostei ao longo das páginas de Gostosuras ou travessuras é que a antologia traz diversos textos sobre amizade ou então sobre respeito ao próximo. Foi muito bom encontrar tantos textos que trazem lições tão importantes, mas de maneira leve e gostosa de ler. E mais ainda: em uma antologia de halloween! Ou seja, não é apenas mais do mesmo.

Eu não vou me deter muito, principalmente no elogios aos contos porque também sou uma das autoras e isso seria no mínimo suspeito!

Brincadeiras à parte, foi um desafio para mim a participação nesta antologia. Mesmo lendo fantasia, este não é um gênero com o qual tenho muita afinidade. Por isso, acabei escolhendo como personagem uma sereia, figura fantástica pela qual sempre nutri certo fascínio. Meu conto chama-se “A vida em ondas” e é narrado em primeira pessoa.

Se você ficou com vontade de conhecer essas histórias ou então se está buscando algo relacionado ao halloween para ler nesta época, aproveite que Gostosuras ou travessuras é gratuita! E não, não é por tempo limitado. Basta acessar o site da Editora Lettre e baixar o arquivo. Ou então clique aqui para ir diretamente para a página correta.

E se você decidir ler, depois venha me contar o que achou! Será uma alegria poder trocar figurinhas ou mesmo ouvir sugestões do que poderia ter sido diferente em meu texto!

9 comentários em “Gostosuras ou travessuras (Antologia)

  1. Olá, li o conto, demorou mas li rss.

    Gostei, achei surpreendente, e acho que o mundo precisa muito dos poderes da personagem.

    Mas falando do texto, achei interessante vc usar um tema mais ameno, mesmo pra uma antologia de dia das bruxas. No inicio parecia que o texto ia seguir para o clichê de sereias que encantam marinheiros etc, mas vc subverteu isso, legal!

    Conhece o livro a Pequena sereia da Dark side book? Tem aquele acabamento perfeito da Dark Side e a história (não li mas presenteei minha esposa) trata do tema de uma forma diferente também.

    Sua personagem tem folego pra uma historia maior acho, talvez pra esse conto ou pra uma história maior fosse legal incluir mais dificuldades a ela, a vida ta “fácil” pra ela rsss acho que é minha única ressalva ao texto, claro que é apena opinião sem jamais querer dizer o que é certo ou errado apenas opinião.

    Talvez ela poderia ter alguma coisa no corpo que fosse tido como uma deformação mas na verdade é característica de quem ela é, talvez uma dificuldade de respirar o “nosso” ar, talvez antes de ela encontrar a voz o canto perfeito, tivesse dificuldade em controlar o volume da voz e por isso era péssima cantora..

    Bom enfim só tagarelando, espero ajudar de alguma forma.
    Até mais!

    Link do livro https://www.darksidebooks.com.br/a-pequena-sereia-e-o-reino-das-ilusoes—drk-x/p

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ei, agradeço imensamente a leitura! Fico feliz que tenha te surpreendido de alguma forma.
      Confesso que ainda não li a versão da darkside, que certamente é linda! hahahaha
      Gostei muito das suas sugestões, de verdade. Foram bem pertinentes e, se um dia eu for mexer na história, com certeza levarei essas sugestões adiante.
      Muito obrigada mesmo, pela opinião, pelas sugestões e, claro, por ter dedicado um pouco de seu tempo a isso.

      Curtir

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s