Ler em voz alta: eis porque é útil não apenas para as crianças [tradução 9]

Para a tradução de hoje, escolhi falar sobre a importância de ler em voz alta. E, confesso, vou descobrir com vocês quais são as vantagens desta prática, uma vez que sempre realizo minhas leituras apenas para mim mesma, em silêncio.

O post original pode ser encontrado aqui e foi escrito por Alessandra Graziottin, em janeiro de 2017.


Ler em voz alta é muito útil, aliás indispensável, com e para as crianças, a fim de melhorar e otimizar a capacidade deles de aprender e se expressar, para superar dificuldades de aprendizagem, para ter mais confiança em si, para superar a timidez, medo da rejeição e outras ânsias “sociais”. Todos os pais e avós de crianças e adolescentes em idade escolar, além dos professores, deveriam encorajar a leitura em voz alta. Mas deveriam fazê-lo também para si, pelas muitas vantagens que este tipo de leitura oferece inclusive aos adultos.

Como fazer para ler bem em voz alta? Para começar, o primeiro objetivo é o de se permitir sentir, e, assim, escutar. A voz deve ser clara e, possivelmente, límpida. A velocidade e o modo de cadenciar as palavras deve variar com a idade dos ouvintes e o nível cultural deles. Um bom leitor escolherá falar de maneira pausada, se falar com crianças, e de aumentar o tom da voz, falando mais forte e claro, se falar com idosos.

Não se fala apenas com a voz, mas com todo o corpo: para falar bem em voz alta é importante visualizar a própria boca, os movimentos que faz e olhar-se no espelho enquanto se fala em voz alta. Em paralelo, é importante olhar o interlocutor, caso ele exista, comunicando também com os olhos.

Para ler bem em voz alta é preciso conhecer o texto e preparar-se bem, como em todas as coisas, lendo-o várias vezes, para captar plenamente o seu significado e nuances: somente assim você poderá transmiti-lo de maneira eficaz. Além disso, as palavras não devem ficar suspensas no ar: devem ser metaforicamente acompanhadas com atenção e gentileza durante sua viagem entre quem lê e quem escuta. Portanto, a voz deve ter uma direção precisa e ser acompanhada de todo o corpo.

Enquanto fala, é indispensável escutar a si mesmo: não apenas com o ouvido, mas com todos os sentidos. Na leitura em voz alta temos três protagonistas: o texto, com o sentido das palavras; o leitor; o público. Neste triângulo mágico, o bom leitor será capaz não apenas de comunicar a percepção do verdadeiro significado do texto, mas de fazê-lo ressoar em seu público, seja ele uma criança, um adulto ou um maior número de pessoas. O resultado máximo é obtido quando, através da leitura, alcança-se o envolvimento emocional do ouvinte; neste caso, a leitura atingiu seu pleno potencial. E alcançou o pico da eficácia se o conteúdo tornou-se inesquecível, graças às emoções que a acompanhou.

Linguagem e comunicação à parte, ler em voz alta é útil para a saúde? Sim, principalmente do cérebro. Para todas as idades, a leitura em voz alta é uma extraordinária ginástica para o cérebro: brain fitness, como eu gosto de chamar. Para as crianças, pelos vários estímulos cerebrais que a leitura em voz alta provoca: estímulos fonéticos, linguísticos, cognitivos, emotivos, motores e também nervosos, pelas emoções que uma boa leitura carrega consigo, para quem lê e quem escuta. Uma fábula lida com participação, ternura e paixão, tem um extraordinário poder calmante e reconfortante para cada criança. É uma carícia musical e sugestiva que jamais se esquece. É um antissolidão por excelência. Para os adultos, pelo papel ativo que a leitura comporta, pelos múltiplos aspectos da performance mental. Nos idosos, porque estimula ainda mais a neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do cérebro de formar novas conexões e reparações celulares, combatendo a deterioração, seja a espontânea, seja a pós-traumática.

Em um eficaz projeto de envelhecimento saudável, a leitura em voz alta também tem o seu papel. Por que não redescobrir os seus muitos usos preventivos e terapêuticos? É agradável, faz companhia e, por fim, não custa nada! Por que não praticá-la, inclusive com grupos de leitura? É um belo modo de estar junto, aprender, comentar e conversar, em uma atmosfera afetuosamente relaxada. Um prazer antigo e sempre novo.


Depois de ler esta tradução, me conta uma coisa: você tem o hábito de ler em voz alta?

7 comentários em “Ler em voz alta: eis porque é útil não apenas para as crianças [tradução 9]

  1. Belo post! Sempre adorei ler em voz alta. Participei de concurso de leitura (é… tinha isso!) na minha classe, na quinta série. Lia as legendas de filme estrangeiro para os primos menores ( e enervava o resto do cinema…) e depois lia para os irmãos menores e muito mais tarde para meu filho.
    Hoje gravo alguns textos da minha newsletter e muito tempo atrás costumava ler em voz altas os artigos e reportagens que escrevia porque quando alguma parte emperrava na minha leitura, era sinal de que precisava modificar, reescrever algo, tornar o parágrafo mais fluido. Acho inclusive um ótimo exercício.
    E como como você disse aqui, é também excelente para quem aprende uma língua estrangeira. Fiz isso com alunos meus de português como segunda língua. É melhor se puderem fazer sozinhos, gravando repetidas vezes, por que os poupa do constrangimento diante dos colegas.
    Por fim, quero sugerir um filme francês do fim dos anos 80, em português: Uma Leitora Bem Particular, em que uma sensual leitora oferece serviços de… leitura.
    Muito legal o tema. Valeu!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, que comentário lindo! Muito obrigada!
      Concordo que ler em voz alta também é um excelente recurso para ver se o seu texto está fluindo bem. A melhor prova que há para isso.
      E adorei todos os outros momentos em que você aproveitou dessa prática.
      Muito obrigada pela dica de filme. Anotadíssima!
      Agradeço a visita!

      Curtido por 1 pessoa

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s