XVII Fórum de Editoração

Se tem uma coisa que esses tempos de distanciamento social me dão saudade são os eventos literários. E um deles, infelizmente, fui conhecer só em 2019 (“infelizmente” porque só tive a oportunidade de ir a uma edição presencial).

Sim, como é possível imaginar pelo título, estou falando do Fórum de Editoração, anualmente organizado pelos alunos de Editoração da ECA-USP, através da Com-Arte Jr, a empresa júnior do curso.

A boa notícia, porém, é que eles souberam se adaptar às adversidades e, assim como em 2020, este ano também teremos uma edição online e gratuita deste imperdível encontro. Ano passado acompanhei as mesas online, os sorteios, os comentários e é impressionante como, um ano depois, ainda tenho vivas lembranças dessa tarde online. Imagine como é presencialmente então (spoiler: é o máximo!).

A edição deste ano (a 17º!), que acontecerá no próximo sábado (18/12/2021), promete ser incrível também. A começar pela temática escolhida: Metamorfose literária. A ideia dos organizadores é fazer referência à evolução do leitor em sua trilha literária, do início até a consolidação de seus gostos literários. Mas lembre-se: estamos falando de um evento de Editoração, isto é, o assunto será discutido pelo olhar de quem produz livros. Como será que abordarão essa temática? Para já atiçar nossa imaginação, temos os nomes e assuntos das mesas, que desta vez serão apenas duas. Bora conferir?

A primeira mesa, que ocorrerá às 14 horas, recebeu o nome de Lagarta e abordará características como o mercado de trabalho, o público e as técnicas para produção de livros infantis. Farão parte dela: a Editora Quatro Cantos e o Clube a Taba, mediados pelo professor Paulo Verano, que também é fundador da Edições Barbatana.

Às 16h30 (gostei do tempo que há entre uma mesa e outra, não serão discussões tão corridas!) terá início a segunda mesa, chamada Casulo. Nela serão debatidos os bastidores do mercado de livros didáticos, a questão de estágios na área e a formulação destes, pensando na evolução escolar das crianças. Farão parte o grupo IBEP, a Editora do Brasil e a YouZ, com mediação de Paola Nogueira.

É difícil sair de um evento como esse sem ter a cabeça fervilhando de ideias. Geralmente as discussões são enriquecedoras e é sempre um oportunidade de conhecer outras pessoas, ideias, opções. Se você quiser ter uma noção de como é, as mesas do ano passado ainda estão disponíveis no canal da Com-Arte Jr.

Se quiser participar da edição deste ano, não deixe de se inscrever no link abaixo (gratuitamente):

E para não perder as novidades, já segue essas redes sociais:

2 comentários em “XVII Fórum de Editoração

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s