
E hoje as citações são do meu queridinho Minha vida fora de série 4, escrito pela brasileira Paula Pimenta e publicado pela editora Gutenberg, em 2017. Ao contrário dos 3 livros anteriores, este aqui é narrado por Rodrigo, após o término do namoro dele com a Priscila.
Eles formavam um casal incrível e talvez esse seja um dos motivos pelos quais Minha vida fora de série 4 tem tanto a ensinar. Comecemos pelo fato desse livro nos mostrar que a vida, de alguma forma, segue e nos propicia boas lembranças. Mesmo os acontecimentos mais difíceis nos ensinam algo e, se em um primeiro momento não conseguimos enxergar isso, talvez enxerguemos depois.
“Mas talvez seja verdade que cada pessoa tenha um destino, porque a vida foi me mostrando o que eu deveria fazer” (p.38)
“Ao mesmo tempo que meu mundo desabou, ele se reergueu, de uma forma surpreendente e muito, muito melhor” (p.169)
“Como eu disse, certas pessoas aparecem em nossas vidas por alguma razão” (p.419)
Fica evidente, por esses trechos, como os rumos que a vida toma podem ser inesperados e, ao mesmo tempo, autoexplicativos. E como cada pessoa tem a sua importância em nossas vidas. Essas passagens, aliás, podem dialogar muito com reflexões feitas após a leitura de As cinco pessoas que você encontra no céu, mas em uma história completamente diferente.
Minha vida fora de série (como um todo) também fala muito sobre amor e amizade:
“Eu daria tudo para você ter estado comigo naquele momento, pois no seu abraço os meus problemas sempre pareceram menores” (p.106)
“Como sabíamos que entre nós só havia espaço para a amizade, podíamos agir naturalmente, não precisávamos ocultar nossos defeitos visando uma conquista, nem fazer algo só para agradar” (p.115)
(eu acho essa passagem a mais significativa e impactante de todas. Deveríamos sempre ser nós mesmos. Só podemos conquistar alguém verdadeiramente quando, em princípio, somos verdadeiros também).
“Gostar da companhia da pessoa é bem diferente de se apaixonar” (p.146)
Quando estamos apaixonados por alguém não gostamos apenas da companhia, mas da pessoa como ela é, como ela age conosco. Gostamos de compartilhar momentos, bons ou ruins; palavras e silêncios; planos e medos. Gostamos, acima de tudo, de um ser humano que tem muito a nos ensinar.
Um comentário em “Citações #7 — Minha vida fora de série 4”