Título: A memória do mar Original: Sea Prayer Autor: Khaled Hosseini Ilustrador: Dan Williams Editora: Globo Livros Páginas: 64 Ano: 2018 Tradução: Pedro Bial
Passadas as festas de final de ano e tendo iniciado 2019, eu não poderia deixar de começar o ano com uma resenha de A memória do mar, que é uma obra linda: semelhante a um livro infantil, os textos são curtos (aliás, são como versos) e as páginas completamente ilustradas. Mas longe de ser uma história para crianças, A memória do mar foi inspirado em Alan Kurdi.
Para quem (assim como eu) não sabe apenas pelo nome quem é Alan Kurdi, estamos falando do menininho sírio — de apenas 3 anos de idade — que morreu em praias turcas e cuja imagem rodou o mundo. Sua morte deu-se em decorrência do naufrágio do barco em que Alan e sua família navegavam, tentando fugir de uma Síria em guerra.
“mas aquela vida, aquela época, parece um sonho agora, até para mim, um murmúrio que há muito tempo se dissipou”
A memória do mar
A memória do mar é como uma carta, escrita de pai para filho. Entre mostrar o que poderia ter sido e o que realmente foi, este livro nos faz enxergar a dura realidade das crianças que vivem em situações como a de Alan, perdendo logo cedo a infância e vivendo na pele uma cruel realidade.
“Você sabe que a cratera feita por uma bomba pode virar uma piscininha”
A memória do mar
A combinação entre as palavras de Khaled Hosseini e as ilustrações de Dan Williams trazem ao leitor um livro cheio de lirismo e que transmite muito bem aos leitores os sentimentos nele contidos. As páginas não são numeradas e nem há necessidade disso: para além do livro ser curto, números nada significam perto do que essa história quer nos transmitir.
“Segure minha mão. Nada de mal vai acontecer”
A memória do mar
Ficou curioso com esse lindo livro, que além de tudo é capa dura? Compre por apenas R$20,90. E saibam que parte dos recursos angariados com a venda desse livro é revertida para a Fundação Khaled Hosseini e para a Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR).
Um comentário em “A memória do mar – Khaled Hosseini”