Reza a lenda – DNAIPES

Reza a lenda - DNAIPES

Mais uma daquelas músicas que descobri por acaso (dessa vez pelo Spotify), no momento certo: Reza a lenda com seu ritmo gostoso e sua letra que parece uma história logo conquistaram meu coração.

A verdade é que eu sequer conhecia a banda, que surgiu em 2002, sem grandes pretensões. As músicas, que misturam um pouco do swing do funk com o peso do rock, falam sobre o cotidiano. Além disso, a banda sempre procura passar uma mensagem positiva em suas letras.

Reza a lenda faz parte do disco “Um velho espelho”, lançado em 2016 (pois é, e só em 2018 que descobri essa música!). Mas vamos ao que interessa?

Reza a lenda que as crianças andavam pelas ruas
E dormiam com historinhas de ninar
Reza a lenda que houveram adolescentes de armadura
E foram contra a ditadura militar

Pensar que era possível brincar pelas ruas (ainda que nas periferias a gente veja isso até hoje), parece lenda mesmo, não? E mesmo as historinhas de ninar, não nos trazem uma sensação de paz e de calmaria há muito perdidas? Vale lembrar que a DNAIPES é uma banda paulistana, com membros acostumados (ou não) ao caos da grande cidade.

Sobre ditaduras… Prometo tentar parar de trazer músicas sobre o tema, mas sabe como é, né, às vezes é bom lembrar do que passou…

Reza a lenda que as pessoas decoravam faroeste
E era chato quem não sabia cantar
Reza a lenda que ouvi de um sonhador
Que o presente esta carente de amor

Adoro livros que falam de outros livros e músicas que falam de outras músicas. Realmente, hoje em dia as pessoas já não conhecem tanto Faroeste Caboclo e muitos não a sabem de cor (eu não sei…). Mas o grande ponto desses versos é: o presente está carente de amor?? Qual é a opinião de vocês sobre isso? Em minha opinião, em alguns aspectos sim, caso contrário não teríamos tanta violência e tanto ódio circulando entre nós.

Reza a lenda que os livros eram a internet
Que as cartas eram nosso celular
Reza a lenda que os homens já sofriam de pensar
Em tirar uma garota pra dançar
Reza a lenda que as pessoas se encontravam mais
E cultivavam o amor
Reza a lenda que ouvi de um sonhador
Que o presente esta carente de amor

O que eu gosto em Reza a lenda não é só esse refrão que fica ecoando em nossas mentes, mas também o fato de que ela fala de passado e presente. E de coisas atemporais. Se nossa sociedade passou por intensas modificações em pouco tempo (com a internet e os celulares), certas coisas não mudam jamais, como a timidez do ser humano, o medo de ser rejeitado, de dar o primeiro passo em direção ao amor.

Todo dia é dia pra lembrar que temos tanto a fazer
Seja a diferença tudo pode estar com você, eu sei

E para fechar a música com chave de ouro, uma mensagem para não nos esquecermos. Como aquela frase que até já virou clichê: seja a mudança que você quer no mundo (Mahatma Gandhi).

Assinatura

Um comentário em “Reza a lenda – DNAIPES

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s