Título: Contos de Fadas de Cabeceira Autora: Juliana Lima Editora: The Books Páginas: 124 Ano: 2019
Finalmente pude ler Contos de Fadas de Cabeceira completo e aquilo que eu havia imaginado em minhas primeiras impressões se concretizou: que livro! Lembrando que o alerta que a autora dá — e que eu já havia destacado anteriormente — continua sendo mais que válido nos demais contos da obra.
“Mas, jurei a mim mesmo que naquele dia seria normal e talvez seja esse o preço imposto pela ‘normalidade'”
Quem pega esse livro para ler, não percebe o tempo passar. Vamos lendo um conto atrás do outro, intercalando com as pausas que a autora nos dá — poemas, pensamentos, micro contos — deixando a cabeça fervilhar em reflexões, pensamentos, realidades. Sim, realidades! Porque, mais que releituras atuais e importantes dos antigos contos de fadas, esse livros nos faz enxergar aquilo que nos cerca nesse mundo.
É difícil escolher um conto preferido, pois todos trazem algo que nos faz realmente refletir. Acho que (a)normalidade é um bom exemplo disso e o próprio título já chama nossa atenção.
“O problema não é o que nasce com você e sim se o que nasce com você se encaixa no quebra-cabeça da sociedade”
O conto A bela renascida, por sua vez, tem um toque poético muito bonito! E A pérola do mar — de referência tão clara quanto A bela renascida — foi um conto que chamou minha atenção porque eu sempre gostei de A pequena sereia e histórias relacionadas a mar, mas também por ser um conto bem desenvolvido e com acontecimentos surpreendentes.
O manto escarlate tem um toque mais sombrio que os demais, um ar quase de filme de terror — e convenhamos que irmãos Told é muito sobrenome de história de terror!
Já O extraordinário Zunkunft — que não sei se captei qual é a inspiração — me deixou bem reflexiva. Será que as previsões que ele traz se concretizarão? Só vivendo para saber…
A rosa mágica me prendeu do início ao fim, sendo um de seus temas algo que acho muito importante: a necessidade de enxergarmos além da beleza física.
“Encontre alguém que enxergue a beleza que importa em você antes que todas as pétalas caiam”
E ao chegarmos próximos do fim do livro, duas surpresas: Contos de Fadas de Cabeceira — sim, um conto com o mesmo título do livro! — que tem uma história incrível, principalmente por um elemento que não direi aqui, para não estragar a surpresa; e a segunda surpresa é A dama da noite, escrito por Sandra Milani Moreira, autora convidada.
E, para deixar tudo ainda melhor, o livro ainda possui uma playlist própria!
Nossa parece ser um livro bom, ainda com playlist, amo livro com playlist. Me enteressei, parabéns pela resenha.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também amo livros com playlists! E esse livro, sinceramente, é surpreendente. Se me disserem que livro nacional é ruim, vou esfregar esse na cara da pessoa! ahahahahah
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa tem muito livro nacional bom, também não aceito falar mal, temos é que valorizar.
CurtirCurtido por 1 pessoa