
Mais algumas citações retiradas de As cinco pessoas que você encontra no céu, de Mitch Albom, publicado no Brasil pela editora Sextante, em 2018. Como comentei em minha resenha, trata-se de um livro que nos faz refletir sobre nossas vidas e sobre aquilo que fazemos enquanto vivos. E sobre isso, eis a primeira citação, a mais forte delas:
“A gente costuma pensar que o ódio é uma arma contra a pessoa que nos fez mal. Mas a lâmina do ódio é curva. E o mal que fazemos com ele, fazemos a nós mesmos” (p.135)
É a famosa lei do retorno, o “tudo que vai, volta”. Ao invés de espalharmos ódio, porque não espalhar gentileza? Já não estamos vivendo em um mundo suficientemente conturbado?
E por falar nesse mundo, para aqueles que acreditam que o paraíso só existe após a morte e somente para aqueles que viverem uma vida regrada:
“Mas o céu pode ser encontrado nos recantos mais improváveis” (p.39)
Não quero dizer, com isso, que podemos viver como bem entendermos, porque sempre encontraremos o céu. O que estou tentando mostrar é que podemos encontrar paz onde menos esperamos: numa tarde com um amigo, num abraço apertado de uma pessoa que amamos, num gesto doce e inesperado. Precisamos, porém, estarmos abertos a essas possibilidades.
Por fim, algo que certamente já te fez pensar em algum momento de sua vida e que, se não fez, deixo aqui de reflexão:
“– A justiça – disse ele – não governa a vida e a morte. Se governasse, nenhuma pessoa morreria jovem” (p.51)
Um comentário em “Citações #14 — As cinco pessoas que você encontra no céu”