Princesa de Natal — Ingrid Sousa

Título: Princesa de Natal
Autora: Ingrid Sousa
Editora: Lettre
Páginas: 156
Ano: 2020

Agora que definitivamente chegamos a dezembro, muitas pessoas começam a procurar ou indicar filmes e livros com temáticas natalinas. Eu confesso que nunca fui muito de fazer leituras temáticas e, menos ainda, indicá-las (por falta de conhecimento mesmo). Mas tive a oportunidade de ler Princesa de Natal e acredito que não posso deixar essa obra passar em branco.

“E nada melhor que uma boa leitura para tirar nossos pés do chão”

Se não fosse a capa e o título, isto é, se tivessem me entregado este livro sem uma informação sequer sobre ele, eu teria me surpreendido demais com os rumos que a história toma.

“Antes de te conhecer, minha vida estava uma turbulência e você trouxe a paz e a alegria que eu tanto quis e nunca tive”

Isto porque, nas primeiras páginas, somos apresentadas a Heloise, uma escritora que, após seu primeiro grande sucesso literário, encontra-se em um tremendo bloqueio criativo. E sua amiga — Sarah —, com quem ela divide o apartamento, sugere que Heloise deve fazer uma viagem. Mais que isso, a tal amiga inclusive indica o destino para Heloise: Krajina Kvetov. Um país de nome difícil e cujo sistema governamental é uma monarquia.

Quando digo que eu me surpreenderia com os rumos da história, quero dizer que eu não esperaria se tratar de uma história que fala sobre natal e romance, uma vez que, ao que tudo indica nas primeiras páginas, estamos “apenas” falando de uma escritora em busca de inspiração.

E, em um primeiro momento, Heloise não vê muito sentido na sugestão de Sarah. Mas ela resolve pesquisar um pouco sobre tal país e fica hipnotizada com as informações que encontra.

O empurrão final para que tal viagem se concretize, porém, é a ligação de seu ex-noivo, querendo reatar um relacionamento que não tinha mais possibilidade de voltar a existir.

“É insano pensar que ainda existe esse tipo de pensamento machista e preconceituoso e que as pessoas convivem tranquilamente com isso”

E assim, através da narrativa em primeira pessoa, desembarcamos em Krajina Kvetov, na época de natal, e passamos a conhecer esta pequena monarquia sob o olhar de Heloise. Um país extremamente pacífico, mas que esconde grandes problemas em sua família real.

“— Querida, nós não precisamos abrir feridas para descobrir que elas estão infeccionadas”

Princesa de Natal é uma história com o clima que essa época do ano pede: leve e mágico, mas com imprevistos na medida certa. E mais: uma história que traz reflexões necessárias para o momento, como a questão do amor e da empatia, tão mais em alta perto das épocas de final de ano, tão esquecidos nos outros 300 e tantos dias.

“Só queria dar amor e alegria a quem tem tão pouco e, mesmo assim, encontra motivos para sorrir e ser feliz”

Com Heloise, conhecemos os costumes e as celebrações de Krajina Kvetov, principalmente às relativas ao natal, mas também descobrimos o passado e o presente de alguns personagens, além de entender um pouco como funciona esse país tão diferente.

Indico a leitura para quem quer se desligar um pouco dos problemas do mundo e conectar-se a uma história capaz de despertar doces sentimentos.

E se você se interessou, clique aqui para conhecer esta obra em formato físico e aqui para adquirir o ebook.

3 comentários em “Princesa de Natal — Ingrid Sousa

Se gostou, comente aqui (;

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s